quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Câncer de Mama


Como fazer o auto exame da mama
A mulher pode descobrir precocemente o câncer de mama através do auto exame das mamas. Um exame fácil e simples de ser realizado, que não demora mais do que 5 minutos.
O auto exame da mama deve ser realizado todos os meses, antes da menstruação chegar, por todas as mulheres em fase reprodutiva, especialmente aquelas que têm casos de câncer de mama na família.
Se durante o auto exame da mama a mulher perceber a presença de um carocinho duro, que se move ou não ao ser pressionado, ela pode desconfiar e marcar com urgência uma consulta com um ginecologista, para que ele possa averiguar a situação.
Deve ter o mesmo procedimento se notar que as mamas estão diferentes, quentes ou se sair alguma secreção pelos mamilos.
A mamografia é outro exame importante para detectar precocemente o câncer de mama. Deve ser realizada 1 vez ao ano por mulheres com mais de 40 anos de idade.
O câncer de mama é uma doença que pode ser curada, se a mulher diagnosticá-la precocemente e logo iniciar o tratamento. Pois assim o risco de metástase é menor e o sucesso do tratamento é garantido.
Idade - A maior parte dos cânceres de mama são enconrados em mulheres com 60 anos ou mais.
Câncer de mama prévio - Mulheres que já sofreram um câncer de mama apresentam maior risco em comparação àquelas que não tiveram.
História familiar de câncer de mama - Quando um parente de primeiro grau como mãe, irmã ou filha tiveram câncer de mama, isso representa um risco 2 a 3 vezes mais elevado de desenvolver esse tipo de câncer ou de ovário.
Gene do câncer de mama -  Quando uma mulher possui um dos genes identificados como estando implicados no desenvolvimento do câncer de mama possui chances mais elevadas de desenvolver a doença.
Doença mamária benigna prévia - O fato da mulher ter apresentado uma doença mamária benigna parece aumentar o risco em mulheres com uma maior quantidade de canais lactíferos.
Primeira menstruação antes dos 12 anos - O risco de desenvolver câncer de mama é duas a quatro vezes maior para as mulheres que menstruaram pela primeira vez antes dos 12 anos comparado com aquela mulheres que tiveram a primeira menstruação após os 14 anos.
Uso de contraceptivos orais ou terapia de reposição hormonal com estrogênio - A maioria dos estudos relacionam apenas o uso prolongado desses medicamentos e o risco de desenvovimento do câncer.
Obesidade após a menopausa - O risco é um pouco mais elevado para as mulheres obesas na pós-menopausa, embora não existam ainda estudos que comprovam que uma dieta gorda contribui para o desenvolvimento do câncer de mama.
Outros- Quando a menopausa osorre após os 55 anos, a primeira gestação ocorre após os 30 anos ou na ausência de gravidez o risco de desenvolver câncer de mama também é maior.
O câncer de mama quando é descoberto precocemente tem 90% de chances de cura. 

Confira 12 sintomas do câncer de mama, que você não deve ignorar:
1.    Mama mais dura que o normal;
2.   Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
3.   Pequenas feridas na pele;
4.   Vermelhidão ou ardor na mama;
5.   Saída de um líquido desconhecido pelo mamilo;
6.   Uma espécie de "buraquinhos" na pele da mama;
7.   Alguma protuberância na mama;
8.   Veia facilmente observada e crescente;
9.   Afundamento do mamilo;
10. Assimetria entre as duas mamas, como por exemplo uma maior que a outra;
11. Pele da mama mais grossa que o normal, com aspecto de casca de laranja;
12.               Nódulo ou pequeno caroço interno, palpável e dolorido.
Se a mulher notar qualquer uma das alterações acima em sua mama deve marcar uma consulta com um ginecologista o mais rápido possível.
     1.    De frente para o espelho, sem roupa, com as mãos na cintura, observe as mamas e                veja se são iguais
2.   Com as mãos para cima observe se as mamas são iguais, se os mamilos estão na mesma altura
3.   Coloque a mão direita na nuca e com a outra palpe a mama direita com movimentos circulares procurando por caroços
4.   Faça uma pressão suave com os dedos nos mamilos e na auréola observando se sai algum líquido
5.   Coloque a mão debaixo do braço, na axila, indo em direção à mama e faça movimentos circulares procurando por caroços ou alguma sensação estranha
6.   Deitada na cama, coloque a mão direita na nuca e com a outra faça toda a palpação da mama e da axila direita
7.   Repita todo o processo na mama esquerda
Todas as mulheres após os 20 anos (com caso de câncer na família) e 40 anos (sem caso de câncer da família) devem realizar o auto exame da mama uma vês por mês, para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Observações Finais

E lembre-se: Mulher poderosa é aquela se conhece e ao seu corpo! Vamos tornar este poder das mãos e realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário