quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Amamentação Adulta & Prótese Mamaria


Conheça mais sobre a prótese mamaria antes de colocar.

A escolha da prótese de silicone nos seios é um dos aspectos mais importantes envolvidos na cirurgia plastica de implante de silicone nos seios. Atualmente, existem diversos tipos de prótese de silicone disponíveis  que podem variar quanto a forma, tamanho da prótese de silicone, textura, perfil e marcas.
Na maioria dos casos, a prótese de silicone é colocada em cima do músculo, por baixo da glândula mamária. Em casos de pacientes que são muito magras, de reconstrução de mama ou de pacientes que não têm mama (agenesia de mama) a prótese deve ser colocada por baixo do músculo. A inserção da prótese pode ser feita pela via axilar, pela aréola ou através do sulco infra-mamário (a dobra da mama), que é ultimamente mais usado.
PERFIL DA PRÓTESE DE SILICONE
Perfil baixo 
As próteses de silicone de perfil baixo tem uma base mais larga e são mais baixas, resultando em maior projeção do colo dos seios e pouca projeção para frente. São pouco utilizadas .

Perfil alto
As próteses de silicone de perfil alto tem uma base de menor tamanho e são mais altas, dando maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento de volume no colo mamário. Esses tipos de prótese com perfil alto são as mais utilizadas na maioria dos casos.
 É importante observar que ao compararmos os dois tipos de próteses de silicone, elas podem ter o mesmo tamanho (volume) , embora possam ter perfis diferentes. Então, quando se fala:
” Dr., adorei o tamanho de prótese de silicone que minha amiga colocou…”, é importante que a paciente saiba também o tipo de perfil de prótese de silicone implantado e a marca do fabricante da prótese, já que existe uma grande diferença entre próteses de diferentes fabricantes, assim como é significativa a diferença entre uma prótese de perfil baixo de 300 ml para uma prótese de silicone de 300 ml de perfil alto. Para que você possa entender melhor, imagine uma latinha de cerveja e uma lata de atum. As duas latas possuem 300 ml de volume, mas a lata de cerveja é mais alta e estreita, enquanto a lata de atum é mais baixa e possui uma base bem mais larga.
 A CIRURGIA

Qualquer ferida, quando fechada, através de uma sutura ou espontaneamente, irá formar uma cicatriz. Dependendo da região do corpo e do tamanho da mesma, a cicatriz poderá se tornar mais ou menos evidente, porém toda a cirurgia irá gerar uma cicatriz,dor e desconforto. Desse modo tratamentos milagrosos pós-cirúrgicos NÃO EXISTEM. Na cirurgia plástica tenta-se minimizar as cicatrizes escondendo-as em dobras naturais, dentro dos cabelos, etc… A cicatriz existirá sempre mesmo que de uma forma mais discreta.

Cicatrização

No dia seguinte à cirurgia o corte apresentara uma fina linha pouco perceptível, entre 1 e 3 meses a cicatriz fica mais avermelhada ou grossa (cicatriz hipertrófica), entre 3 a 6 meses: melhora de 50% desse processo de vermelhidão e com 6 meses, a cicatriz tende a voltar ao que era com 1 ou 3 meses de cirurgia.  A pomada  também tem a sua importância para ajudar a cicatrização mais rápida.
lembrando que a


TIPOS DE INSISÃO 



Incisão INFRA-MAMÁRIA
Neste caso o corte é feito no colo da mama, isto eh na dobra mama, neste caso de fácil acesso para o cirurgião inserir a prótese com o mesmo tipo e fio de sutura, pode resultar numa cicatriz imperceptível numa paciente, enquanto na outra poderá gerar uma cicatriz que fique mais evidente.

Incisão AXILAR

A incisão axilar situa-se mais longe do local onde as próteses são colocados. Os cirurgiões que se sentem confortáveis com essa abordagem podem alcançar excelentes resultados, no entanto, após a mamoplastia de aumento, a possibilidade de assimetria entre os seios é maior do que nas outras técnicas.

Incisão AREOLAR
Esta técnica hoje me dia é pouco utilizada pois se remove a aureola do seio, abrindo assim espaço para a prótese  neste caso é possível dar um jeitinho na aureola dos seios desproporcional e dando assim mais estética, porem  por este motivo é pouco utilizada pela cicatrização e cicatriz na aureola que é a areá mais sensível dos seios.


O QUE DA FORMA AOS SEIOS
A mama é formada por glândulas e ductos, cercados por tecido gorduroso que dá a ela sua forma e leveza. A elasticidade da pele também contribui para seu formato. Certos fatores, como idade e gravidez, podem afetar a elasticidade da pele e do tecido mamário, o que muda sua forma e aparência. As próteses mamárias podem ser colocadas em dois locais diferentes: submuscular e subglandular. Na submuscular, o implante é colocado parcial ou totalmente abaixo do músculo peitoral, contra a parede torácica. Na colocação subglandular, a prótese é posicionada abaixo do tecido mamário e acima do músculo peitoral. O cirurgião pode ajudá-la a determinar o tipo mais adequado.

PROCEDIMENTO
» Passo 1
A duração dos procedimentos para aumento mamário normalmente é de uma ou duas horas. Antes do início do procedimento, a área a ser tratada é limpa, e um anestésico será administrado. Dependendo do cirurgião e da natureza do procedimento, é aplicada uma anestesia local com sedação intravenosa ou anestesia geral. A incisão periareolar é uma das mais comuns no procedimento de implante mamário. Normalmente, é feita uma pequena incisão no perímetro da aréola. Com o auxílio de um instrumento conhecido como retrator, o cirurgião faz a incisão para obter melhor acesso ao tecido abaixo da glândula mamária. Embora a incisão seja colocada em locais menos perceptíveis, seu tamanho e aspecto podem variar de acordo com o tipo e tamanho do implante como explicado anteriormente, o contorno corporal da paciente e a preferência do cirurgião.
» Passo 2
Cuidadosamente, separa-se o tecido mamário com um dispositivo cauterizador menos invasivo possível e um bisturi para chegar à área da mama em que a bolsa será formada. Com o auxílio de um instrumento conhecido como elevador e dos próprios dedos, o médico criará uma bolsa onde colocará o implante.
» Passo 3
Ao contrário dos implantes salinos, que geralmente são inseridos vazios, os de silicone são pré-preenchidos, o que normalmente requer uma incisão maior. O cirurgião introduzirá o implante e inspecionará as mamas para manter a simetria. Ele pode ajustar a bolsa e a posição do próprio implante para atender as expectativas da paciente.
» Passo 4
As incisões são fechadas com suturas no tecido mamário. Podem ser usadas suturas, fita adesiva ou cirúrgica para fechar a pele. O cirurgião pode utilizar suturas indissolúveis, que serão removidas em sete a dez dias. As cicatrizes desaparecerão lentamente dentro de alguns meses, mas pode levar um ano até que sumam completamente. Como em todo procedimento cirúrgico, a paciente pode sentir dor e inchaço na área operada. O inchaço diminui em poucos dias, mas pode persistir por algumas semanas.
» Malha de Compressão
O uso de um sutiã especial ou uma malha de compressão auxilia no processo de cicatrização. As malhas de compressão proporcionam conforto e sustentação, diminuem o inchaço e ajudam a manter a posição dos implantes ate que a prótese seja recoberto por tecido conjuntivo estabilizando a prótese . Daí a importância de usá-las conforme orientação médica.
RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

1. Evitar esforços nos oito primeiros dias.
2. Não movimentar os braços em excesso.
3. Evitar molhar o curativo, até que seja autorizado a fazê- lo.
4. Não se expor ao sol ou friagem, até segunda ordem.
5. Alimentação normal, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas e vitaminas.

DURABILIDADE DA PRÓTESE SILICONE
A tecnologia para fabricação da prótese mamária de silicone passou por uma grande evolução nos últimos anos. Os implantes mamários atuais possuem superfície texturizada, que previnem complicações vistas anteriormente com próteses mais antigas que possuam superfície lisa. Além disso, o conteúdo das próteses é atualmente de silicone gel coesivo, que impede o vazamento, mantendo o formato da mama mesmo em caso de ruptura. Exatamente por isso, as próteses modernas podem permanecer no corpo por longos períodos  não havendo mais a necessidade de troca do implante a cada 10 anos como ocorria nas próteses antigas.

CONFIRA OS RESULTADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário