sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Amamentação Adulta Ajuda a prevenir o câncer de mama ?



O motivo pelo qual amamentar reduz o risco de câncer está relacionado ao fato de a amamentação retardar a ovulação e, consequentemente, diminuir o nível de hormônios no organismo. Os cientistas acreditam, por exemplo, que quanto maior é o número de ovulações, maior é o risco de ocorrer a formação de células mutantes pelos altos níveis de estrogênio a que são expostas.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a amamentação completa diminui de 3 a 5% o risco da mulher desenvolver o câncer de mama. Mulheres que amamentam por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver a doença devido a substituição de tecido glandular por gordura nas mamas. "Isso mostra que, não apenas os bebês se beneficiam da amamentação, mas as mamães também. Por isso, é fundamental sempre orientar as gestantes que o aleitamento materno, além de fonte de saúde, ajuda na prevenção desta terrível doença.

 
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), as estatísticas de 2012 indicam que foram diagnosticados 53 mil novos casos da doença e cerca de 12 mil mulheres morreram por causa do agravamento. Mas além dos exames frequentes de prevenção, amamentar é uma forma de prevenir o câncer de mama também.


O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres, com uma estimativa de mais 1,15 milhão de novos casos a cada ano. A doença também é, responsável por mais de 400 mil mortes a cada ano. 

O ideal é que anualmente ou a cada dois anos a mulher realize o exame clínico feito por um ginecologista ou oncologista e também a mamografia. Os médicos enfatizam um acompanhamento anual para mulheres entre 40 e 75 anos. Mas para as que correm risco maior de desenvolver a doença (mais de 20% de chance), é importante que, a partir dos 25 anos, já comecem um acompanhamento médico, realizando todos os exames necessário e complementares anualmente.

Mas, mesmo para as grávidas, é indicado continuar com os exames preventivos, seguindo as mesmas regras de qualquer outra mulher. Caso tenha alguma suspeita, a mamografia pode ser indicada, sendo importante pedir uma proteção especial para o feto. No período de gestação, devido à alteração do tecido mamário, podem ocorrer formações de cistos, mastites, dentre outras coisas, que podem confundir o diagnóstico do câncer de mama. As pacientes devem estar atentas às alterações das mamas e se surgir dúvida deve comunicar ao médico.”

Então mulheres cuidem de seus lindos seios e procurem fazer o autoexame da mama todo mês! Lembre-se nossa alimentação muito importante e que tudo que nós comemos o organismo digere, recombina e absorve.
Evite fumo, alimentos transgênicos e muito industrializados e principalmente os alimentos ricos em hormônios.

Cuide-se, faca exercício diários e procuro manter mente, corpo e espírito em harmonia para manter uma corpo saudável.

Um comentário:

  1. Sou de SP e procuro mulher que queira ter seus seios mamados demoradamente, com muito respeito, carinho e sigilo.
    artur.sp.zl69@gmail.com

    ResponderExcluir