domingo, 18 de março de 2018

Amamentação Adulta - Rachaduras nos mamilos e bicos o que fazer ?



Rachaduras nos mamilos e bicos o que fazer 

Amamentar é um ato de amor. Um ato que garante a saúde dos bebês e ajuda a imunizá-los contra doenças respiratórias, diarreias, doenças crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose. Os bebês devem ser amamentados por, pelo menos, seis meses após o parto até no máximo um ano.
Sei que muitas mamães tem grande prazer em amamentar seus bebes porem passando um ano de amamentação você mãe pode deixar seu filho com alguns problemas psicológicos ou comportamentais devido a extensão da amamentação.
Muitas mães passando este período da amamentação começam a ter a sensação que deixam de ser mulheres por não estrarem mais amamentando. Em breve vou postar no blog sobre complexo de édipo e fetiches.
Bem voltando a foco da amamentação e rachaduras nos mamilos! Durante esse período tão importante, as mamães podem sofrer com dores e rachaduras na mama, problemas comuns para diversas mulheres na fase.
Nos primeiros dias, a amamentação pode provocar algum desconforto no começo de cada mamada. 

Mas mamilos doloridos, rachados ou sangrando não são um efeito colateral comum da 
amamentação, e sim o sinal de que a "pega" do bebê não está correta no peito, O ato da amamentação não deve ser dolorido!

Outros fatores como clima, resíduos de detergente nas roupas, loções aplicadas na região da mama, sabonetes, talco, produtos para cabelo, desodorante ou perfume, podem influenciar no ressecamento dos seios. O uso incorreto de bombinhas para extrair o leite também pode causar o aparecimento de rachaduras.

Posso continuar amamentando com o mamilo rachado e sangrando?
Sim, pode e deve porque assim o leite não se acumula causando ainda mais dor ou ate se extinguir. O leite e o sangue podem ser ingerido pelo bebê sem nenhum problema, se a mãe não tiver nenhuma doença que seu contagio venha com sangue! Mas se achar que há sangue demais melhor coisa falar com o seu pediatra.

Para que o bebê possa fazer a pega correta, extraindo o máximo de leite a cada sucção e não causar as rachaduras nos mamilos da mãe, o bebê deve estar posicionado da seguinte forma:

1.    Seu baby deve ter a barriguinha encostada na barriga da mãe

2.    Ter a boca bem aberta, abocanhando também a auréola e não somente o bico do peito.
Algumas dicas que ajudam muito:

Fazer cerca de 15 minutos de top less diariamente, antes ou após amamentação é uma ótima forma de proteger os mamilos e combater as rachaduras, mas o horário mais adequado para se expor dessa forma no sol é pela manhã, antes das 10 horas ou depois das 16 horas, porque é preciso estar sem protetor solar.

Técnicas naturais para combater as rachaduras


Leite materno

Este leite é hidratante e cicatrizante, previne o aparecimento de rachaduras na mama e ajuda a cicatrizar se o bico do seio já estiver "rachado".
Este remédio caseiro é simples, mas muito eficaz, por isso, após amamentar deve-se passar um pouquinho do leite materno em toda volta do mamilo e da aréola e deixar secar naturalmente, sem tapar. Este procedimento deve ser realizado várias vezes ao dia e sempre após o bebê terminar de mamar.

Pomada
Usar uma pomada de lanolina, que se compra nas farmácias e drogarias, também tem o mesmo efeito que o leite materno. No entanto, a quantidade de pomada que se deve colocar deve ser igual ao tamanho de uma ervilha porque ao usar mais pomada, os mamilos ficam úmidos, podendo causar uma infecção.
Banana
Sim banana pode até aparecer estranho porem a casca da banana e um ótimo cicatrizante natural, simples e fácil de usar somente pegar a casca da banana digo a parte interna da casca e passar no local da rachadura 30 min no local da rachadura até que a mesma cicatrize.
Folha de castanhola

Coloque a folha seca lavada picada submersa em um copo com agua deixe por 20 dias e retire a folha. Use a agua que vai ficar amarelada com pedaço de algodão umedecido e deixe no local por uns 20 a 30 min. Suas propriedades bactericidas e fungicidas juntando com mudança do ph vão auxiliar no processo de cura do machucado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário