quinta-feira, 27 de julho de 2017

Cuidados com os seios antes da amamentação



Como se fabrica o leite materno?
O leite materno é fabricado pela glândula mamária podendo ser estimulado antes do efeito de sucção do bebé.
Os seus seios preparam-se para a lactação durante a gravidez, devido ao efeito de vários hormônios e da placenta.
A expulsão da placenta provoca uma queda da taxa de progesterona, que desencadeia um aumento da prolactina, a hormônio que estimula a síntese do leite materno.

​Os cuidados com os seios durante a gravidez devem ser iniciados logo que a mulher souber que está grávida e têm como objetivo diminuir a dor e o desconforto devido seu crescimento preparando os seios a amamentação e prevenir o aparecimento de estrias.
No decorrer da gravidez os seios se modificam para se prepararem para a amamentação, ficando maiores, mais pesados, quentes e sensíveis e doloridos. Além disso, a aréola fica mais escura e sensível e as veias dos seios ficam mais salientes, sendo importante ter vários cuidados, como usar um sutiã de maior sustentação ou massagear os seios para diminuir o desconforto. 
Para aliviar a dor dos seios durante a gravidez, uma ótima solução é usar um sutiã de maior sustentação durante o dia e a noite, pois o sutiã ajuda a suportar o peso e o volume dos seios. Fazer compressa com um pano e agua quente também ajuda aliviar a dor. Massagem além de ser gostoso ajuda na dor e diminuindo também o risco do leite empedrar.

Para preparar os seios para a amamentação, a grávida deve:
·         Tomar 15 minutos de sol por dia nos mamilos: A gestante deve tomar sol pela manha até às 10 horas ou no período vespertino depois das 16 horas, colocando filtro solar nos seios, exceto nas aréolas e nos mamilos, ajudando a prevenir as rachaduras nos mamilos e a tornar a pele mais resistente a fissuras durante a amamentação. Uma ótima alternativa para as gestantes que não podem tomar sol é usar uma lâmpada de 40W a 30 cm de distância dos mamilos;
·         Lavar os mamilos e as aréolas apenas com água: a grávida deve evitar produtos de higiene, como sabonetes, pois retiram a hidratação natural dos mamilos, aumentado o risco de rachaduras nos mamilos;
·         Deixar os mamilos expostos ao ar o máximo de tempo possível: é importante pois assim a pele fica mais íntegra e saudável, prevenindo fissuras e infecções fúngicas que podem surgir na amamentação.
·         Após cada mamada, passe um pouco do seu próprio leite nos mamilos e deixe secar evita que bico e mamilo fiquem lesionados.

Durante a gravidez a mulher não deve:
·         Aplicar cremes, pomadas, sabonete ou outros produtos de cosmética na aréola ou mamilo;
·         Esfregar os mamilos com esponja, bucha ou toalha;
·         Extrair o leite chamado colostro que pode começar saindo antes do parto, manualmente ou com bomba.
Estas medidas não devem ser feitas porque não tornam os mamilos mais resistentes nem os protege, retirando a camada protetora do seio e aumentam o risco de lesões.

Para evitar as estrias nos seios durante a gravidez, a gestante deve passar um creme para estrias nos seios, no mínimo 2 vezes por dia, evitando passar na aréola ou mamilo.
As estrias na gravidez surgem devido às mudanças hormonais e ao estiramento rápido e excessivo da pele na gestação. O creme para estrias hidrata a pele, ajudando a prevenir e a tratar as estrias e pode ser indicado pelo dermatologista.

Em caso de mamilos invertidos, ou seja, virados para dentro, a gestante deve tentar puxar os mamilos para fora, todos os dias, com a ajuda de uma seringa ou bomba, de forma a prepará-los para a amamentação.
Após usar a seringa, a grávida deve fazer uma massagem aos mamilos, segurando na extremidade e rodando-os como se estivesse aumentando o volume do rádio.
Outra opção para os mamilos invertidos são os corretores de mamilos, como o Niplette Corretor de Mamilos Invertidos da Avent, que têm a mesma função da seringa e que podem ser comprados em farmácias ou supermercados, assim como as conchas de base rígida para preparação do mamilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário